Sistema de Ensino CNEC

A escola conveniada ao Sistema de Ensino CNEC, a partir da aquisição da coleção de materiais didáticos para a Educação Básica para uso por seus alunos, passa a ter acesso a uma série de serviços, tais como:

PRESSUPOSTOS TEÓRICOS

Com mais de 70 anos de história conta com uma larga experiência educacional, o Sistema de Ensino CNEC apresenta uma clara proposta epistemológica de construção do Saber, que, sem que seja necessário se associar a uma das correntes epistemológicas, se aproveita do que há de melhor em cada uma delas. Nosso Material tem uma abordagem que associa as teorias contemporâneas da construção do Saber - Piaget, Vygotsky. Wallon, etc - à nossa vivência diária de educadores atuantes na realidade da sala de aula.


Espiral do conhecimento

sec-espiral-do-conhecimentoEspiral do Conhecimento Nossa concepção de aprendizagem baseia-se no que se pode denominar por Espiral do Conhecimento. Nela, a apropriação do saber é conquistada a partir de uma abordagem inicial, concreta e significativa, desde a Educação Infantil, construindo, com a retomada, a cada ano, dos conceitos fundamentais para uma educação matemática, por exemplo, a fim de que, ao longo de sua história acadêmica na Educação Básica, o aluno construa a andaimagem epistemológica pré-requisitual para explorar o objeto de conhecimento com mais profundidade. Isso lhe permite uma passagem coerente e sequencial, através de pontes de mediação que lhe possibilitam sustentar-se no domínio do concreto até o abstrato, ao final do Ensino Médio.


Interdisciplinaridade

sec-interdisciplinalidadeInterdisciplinalidade Superando a distância entre a constatação de que é necessário que se elimine a abordagem por "gavetas" isoladas e estanques das disciplinas e que se introduza a efetiva abordagem interdisciplinar dos objetos do conhecimento, nosso Material é organizado, desde a Educação Infantil ao final do Ensino Fundamental, por eixos temáticos que permitem a construção do Saber a vários mãos, estendendo a abordagem por eixos temáticos até o Ensino Médio.


Construtivismo não espontaneísta

sec-construtivismo-nao-espontaneistaConstrutivismo não espontâneista Dentre as possíveis leituras da concepção construtivista, nosso Material Didático adota a que pode ser denominada como "não espontaneísta", na medida em que defende a existência de uma epistemologia genética, utilizando uma boa terminologia de Piaget, isto é, a aceitação de que há uma gênese histórica da construção do Saber. A partir dela, o Material apresenta-se como um guia, um norte orientador e estimulador da trajetória de crescimento do aluno, contando com a sua liberdade de construir e com a orientação de um educador.


Apropriação dos saberes científicos

sec-apropriacao-dos-saberes-cientificosApropriação dos saberes científicos A abordagem construtivista autoriza que a apropriação dos saberes científicos - Biológico, Físico, Químico, Computacional e de Linguagens, dentre outros - se inicie a partir da Educação Infantil, pelo uso da interação com o concreto, pela apropriação intuitiva, não formalizada e não abstrata, e com virtuais ferramentas de autoria, iniciando a construção da Espiral do Conhecimento.


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