Sistema de Ensino CNEC

A escola conveniada ao Sistema de Ensino CNEC, a partir da aquisi??o da cole??o de materiais did?ticos para a Educa??o B?sica para uso por seus alunos, passa a ter acesso a uma s?rie de servi?os, tais como:

PRESSUPOSTOS TE?RICOS

Com mais de 70 anos de hist?ria conta com uma larga experi?ncia educacional, o Sistema de Ensino CNEC apresenta uma clara proposta epistemol?gica de constru??o do Saber, que, sem que seja necess?rio se associar a uma das correntes epistemol?gicas, se aproveita do que h? de melhor em cada uma delas. Nosso Material tem uma abordagem que associa as teorias contempor?neas da constru??o do Saber - Piaget, Vygotsky. Wallon, etc - ? nossa viv?ncia di?ria de educadores atuantes na realidade da sala de aula.


Espiral do conhecimento

sec-espiral-do-conhecimentoEspiral do Conhecimento Nossa concep??o de aprendizagem baseia-se no que se pode denominar por Espiral do Conhecimento. Nela, a apropria??o do saber ? conquistada a partir de uma abordagem inicial, concreta e significativa, desde a Educa??o Infantil, construindo, com a retomada, a cada ano, dos conceitos fundamentais para uma educa??o matem?tica, por exemplo, a fim de que, ao longo de sua hist?ria acad?mica na Educa??o B?sica, o aluno construa a andaimagem epistemol?gica pr?-requisitual para explorar o objeto de conhecimento com mais profundidade. Isso lhe permite uma passagem coerente e sequencial, atrav?s de pontes de media??o que lhe possibilitam sustentar-se no dom?nio do concreto at? o abstrato, ao final do Ensino M?dio.


Interdisciplinaridade

sec-interdisciplinalidadeInterdisciplinalidade Superando a dist?ncia entre a constata??o de que ? necess?rio que se elimine a abordagem por "gavetas" isoladas e estanques das disciplinas e que se introduza a efetiva abordagem interdisciplinar dos objetos do conhecimento, nosso Material ? organizado, desde a Educa??o Infantil ao final do Ensino Fundamental, por eixos tem?ticos que permitem a constru??o do Saber a v?rios m?os, estendendo a abordagem por eixos tem?ticos at? o Ensino M?dio.


Construtivismo n?o espontane?sta

sec-construtivismo-nao-espontaneistaConstrutivismo n?o espont?neista Dentre as poss?veis leituras da concep??o construtivista, nosso Material Did?tico adota a que pode ser denominada como "n?o espontane?sta", na medida em que defende a exist?ncia de uma epistemologia gen?tica, utilizando uma boa terminologia de Piaget, isto ?, a aceita??o de que h? uma g?nese hist?rica da constru??o do Saber. A partir dela, o Material apresenta-se como um guia, um norte orientador e estimulador da trajet?ria de crescimento do aluno, contando com a sua liberdade de construir e com a orienta??o de um educador.


Apropria??o dos saberes cient?ficos

sec-apropriacao-dos-saberes-cientificosApropria??o dos saberes cient?ficos A abordagem construtivista autoriza que a apropria??o dos saberes cient?ficos - Biol?gico, F?sico, Qu?mico, Computacional e de Linguagens, dentre outros - se inicie a partir da Educa??o Infantil, pelo uso da intera??o com o concreto, pela apropria??o intuitiva, n?o formalizada e n?o abstrata, e com virtuais ferramentas de autoria, iniciando a constru??o da Espiral do Conhecimento.


xContato

(34) 2103.0700

Av. Frei Paulino, 530 - Abadia 38025-180 Uberaba-MG

Assunto:
Mensagem:
Nome:
E-mail: